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A ESTRUTURA DE CONTEÚDO ENQUANTO ESTRATÉGIA

A ESTRUTURA DE CONTEÚDO ENQUANTO ESTRATÉGIA

Essa é a base da tese que estou produzindo para conclusão do doutorado em Comunicação e Linguagens na Universidade Tuiuti do Paraná.

A inquietação que motivou a investigação associada a este trabalho surgiu com a percepção da adoção do “marketing de conteúdo” (Joe Pulizzi) por diversas instituições, em um processo de “hibridização” (Rogério Covaleski) da publicidade. Ao considerar tal adoção e as premissas do marketing de conteúdo – (i) produção de conteúdo recorrente e (ii) autonomia sobre a veiculação –, é desenvolvido e apresentado na tese o conceito de Estrutura de Conteúdo enquanto alternativa teórica “estratégica” (Michel Certeau) na produção de significados em um contexto “hipermoderno” (Gilles Lipovetsky). A Estrutura de Conteúdo engloba as premissas (i) e (ii) mencionadas acima e potencializa a produção de significados ao incorporar em seu discurso um padrão cultural geral, vinculado a uma (iii) “estrutura de sentimento” (Raymond Williams). A perspectiva cooperaria para a implantação e manutenção de “leituras preferenciais” (Stuart Hall) que, quando aplicadas em um contexto de crises de identidades baseadas na ausência do senso comunitário, produziriam significados, uma espécie de “sentido” (Peter Berger), habilitando a constituição de “comunidades imaginadas” (Benedit Anderson). Investigam-se, ainda, possíveis desvios entre o discurso proferido naquelas “comunidades imaginadas” e a materialidade vivida por seus participantes. Entende-se que o conceito aqui apresentado pode ser aplicado em qualquer instituição que adote a Estrutura de Conteúdo; entretanto, as análises conduzidas nesta pesquisa utilizam como corpus a Igreja Batista Atitude, por meio de análise de discurso da instituição, associada a pesquisas qualitativas e quantitativas.

Marlon Camargo

Marlon Camargo | Planner estratégico especialista em Estrutura de Conteúdo Formado em administração, pós-graduado em comunicação publicitária foram 15 anos no mercado atuando em agências pequenas, médias e grandes. Passou pela área de atendimento, planejamento e produção, até encontrar sua real paixão: planejamento estratégico. Trabalhou em São Paulo como planner em uma das maiores agências de live marketing do Brasil: o Banco de Eventos e como bom filho, retornou para Curitiba e fundou a Uevollu um hub de conhecimento que atua em: planejamento estratégico voltado para Estrutura de Conteúdo. É professor em cursos de pós-graduação na PUC/PR, FAE Business School e Universidade Tuiuti do Paraná. Como pesquisador, trabalhou a sua dissertação - no mestrado - sobre as relações de poder estabelecidas por meio do marketing de conteúdo. E ao longo de sua tese - no doutorado - desenvolve a noção teórica denominada como Estrutura de Conteúdo e seu potencial estratégico na produção de sentido em contexto hipermoderno. Principais agências que atuou: Master Comunicação, Go On Marketing Promocional, Sportion, Iguana Sports e Banco de Eventos. Principais igrejas e ministérios: Luciano Subirá, Orvalho.com e Alcance Curitiba. Principais Projetos que atuou: SUB12 Luciano Subirá, No Caminho da Palavra Luciano Subirá, naming livro O Impacto da Santidade, Conferência Casa de Zadoque, Branding Josué Valandro Jr, Estruturação comunicação Alcance Irati, Nike 600k, Adidas Copa do Mundo 2014, FIFA Interactive World Cup, Lançamento da Mascote Copa do Mundo 2014, Bud Hotel Copa do Mundo 2014, SP Magnum Store, Lançamento HB20S, Promoção Intel PC Refresh, Plataforma Craques Itaú Unibanco, Promoção Arquibancada Itaú,  Guerrilha Mentos Supreendente, Ativações Ades, Lançamento Ketchup Hellmann’s e diversos outros.